Bilhetes DAKHABRAKHA EM LISBOA | MEO Blueticket

Sinopse

Em 2024, o quarteto ucraniano de música do mundo "DakhaBrakha" celebra o seu 20º aniversário. Fundado no teatro de Kiev "Dakh" em 2004, a banda tornou-se um símbolo da formação de uma nova Ucrânia - livre, corajosa, independente. Ao longo de 20 anos, "DakhaBrakha", cuja sonoridade combina a autenticidade da música ucraniana com o ritmo apelativo de vários instrumentos (desde percussão ao violoncelo),já alcançaram muito, conquistando as maiores salas do mundo: Glastonbury, Sziget, Pohoda, Bonnaroo Festival, Roskilde, GlobalFEST, e dezenas de outras - desde o México à Coreia do Sul.

A banda celebra o seu 20º aniversário com uma digressão gigante! Mais cidades do mundo vão escutar a poderosa voz de uma das mais famosas bandas ucranianas da atualidade, sendo hoje em dia um embaixador de um país que está heroicamente a resistir à agressão russa.

"Desde o início da invasão em grande escala, nós sentimos mais responsabilidade. Parece que estamos a comunicar com o mundo em nome de um país inteiro: nós agradecemos a todos pelo vosso apoio, nós pedimos armas, nós partilhamos a nossa dor. Ao mesmo tempo, nós mostramos uma pequena parte da nossa cultura e só pela nossa existência nós tentamos refutar a propaganda russa sobre a "nação única"" , diz Marko Halanevych, membro da banda.

"DakhaBrakha" nasceu das energias teatrais, por isso os seus concertos são atuações poderosas que combinam o espetáculo e a dramaturgia holística do teatro, o carácter único da música popular e da diversidade dos géneros musicais, desde o hip-hop aos blues. O programa para o 20º aniversário inclui os sucessos de "DakhaBrakha" de seis albuns, assim como novas músicas escritas durante esta grande guerra.

Os artistas definem o estilo da banda como "ethnochaos", o que enfatiza a combinação dos componentes étnicos diferentes na música. A banda usa tatar da Ucrânia e da Crimeia e outras músicas populares que foram gravadas por "DakhaBrakha" e outras bandas de folclore durante expedições.

De entre os maiores sucessos para o público europeu, destacam-se a composição rítmica e cativante “Sho z-pod duba”; o mistério artístico da “Vesna”; “Ptah” - o hino espiritual da nova Ucrânia nos versos do poeta ucraniano contemporâneo Serhiy Zhadan; a melódica e grandiosa “Baby”, que na atuação dos "DakhaBrakha" despeja um grito sensual de amor não correspondido. Um dos momentos importantes da tour europeia será a atuação da composição "Plyve Choven", que se tornou uma dedicatória aos defensores da Ucrânia.

Após o início da invasão, a banda mudou o seu programa de concertos signitivamente porque se tornou importante para os artistas torná-lo mais informativo e invocar um sentimento de empatia nas pessoas por todo o mundo. Os concertos DakhaBrakha são acompanhados por video-arte que contém os trabalhos de artistas ucranianos e fotógrafos de guerra.

Banda "DakhaBrakha":
Marko Halanevych, Iryna Kovalenko, Olena Tsybulska, Nina Garenetska

 



O nosso site utiliza cookies, próprios e de terceiros, tendo em vista melhorar a sua experiência de navegação, analisar a utilização do site, conhecer o sucesso das campanhas de marketing e dirigir-lhe anúncios personalizados. Para mais informação por favor consulte a nossa Política de Cookies e a Política de Privacidade.